Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

THERAPY BABBLE ( CONVERSA FIADA )

Ir para baixo

17032012

Mensagem 

THERAPY BABBLE  (   CONVERSA FIADA ) Empty THERAPY BABBLE ( CONVERSA FIADA )




fantástico artigo de Paul Ingraham sobre como coisas importantes são tratadas de forma irresponsável !

http://saveyourself.ca/articles/therapy-babble.php
avatar
dango

Mensagens : 23
Data de inscrição : 20/02/2012
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

THERAPY BABBLE ( CONVERSA FIADA ) :: Comentários

avatar

Mensagem Dom Mar 18, 2012 6:28 pm  fabiofeitosa

Concordo plenamente.... não devemos utilizar termos errados na explicação ao paciente, simplesmente com a desculpa de que ele não entenderia a sua explicação.... tenho visto muita gente fazendo isso ou por desconhecimento próprio ou para tentar justificar de alguma forma sua abordagem terapêutica... ume exemplo disso é o aumento da tixotropia muscular. Eu leciono com minha amiga Laura Oliveira e sempre enfatizamos que o fato de um músculo ter sua tixotropia aumentada não se deve falar que há aumento do tônus desse músculo, o que significaria uma lesão neurológica.
Abraços

Ir para o topo Ir para baixo

Felipe Reis

Mensagem Qua Mar 21, 2012 8:26 pm  Felipe Reis

Olá a todos,

Li com bastante calma a crítica do Paul Ingraham e algumas coisas me chamaram a atenção.

There is no place for amateurism in health care. People in pain need real help, and they deserve better than half-baked theories based on fringe science and worse. Achei muito boa essa colocação. Não existe espaço para amadorismo, não podemos tratar o paciente sempre achando que resolveremos tudo. Temos que saber os limites de nossa capacidade e recorrer nos momentos adequados. Várias técnicas vendem o milagre. Devemos ter muita cautela com isso.

Deixo claro que não sou contra nenhum das técnicas por ele citada, acupuntura, terapia cranio-sacral, mobilização miofascial.

Agora, não concoredei quando ele fala que os medicos são mais capazes por terem mais tempo de formação. Isso contribui em que? Tempo de formação significa conhecimento e prática onde?

Seguindo essa linha de pensamento, podemos crer que alguns tratamentos podem induzir alguma melhora. Será? Pois bem, HRÓBJARTSSON e GØTZSCHE publicaram em 2009 os efeitos do placebo e observaram que alguns pacientes melhoravam quando tratados com placebo.

O que seria ou não placebo na fisioterapia?
Anexos
THERAPY BABBLE  (   CONVERSA FIADA ) Attachment
placebo.pdf Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(127 Kb) Baixado 5 vez(es)

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Qua Abr 18, 2012 7:30 pm  guilhermedomenech

Fala Feitosa, isso acontece direto!!"olha o tônus dele!!!"rsrsrs

por falar em Tixotropia,.... tenho uma dúvida.
Me corrija se estiver errado. No seu exemplo, "Tixotropia aumentada", é referência a um aumento da viscosidade aparente, certo?

Se sim, Roger Enoka (em seu livro Bases Neuromecânicas de Cinesiologia) descreve que os tecidos moles contráteis apresentam um aparente padrão tixotrópico. Designa-se tixotropia a um comportamento reológico onde determinado gel tende a fluir de acordo com o estimulo imposto, ou seja, ocorre uma diminuição da sua viscosidade aparente de momento.

Acreditando que o tecido muscular seja tixotrópico, podemos realmente atribuir o comportamento tixotrópico em casos de rigidez local?
Grande abraço!!

Ir para o topo Ir para baixo

avatar

Mensagem Qua Abr 18, 2012 9:37 pm  fabiofeitosa

Fala Domenech....
na realidade há muitas teorias a respeito do aumento da rigidez muscular localizada. Efetivamente o componente neural está envolvido e inclusive me expressei mal ao falar que estava errado dizer aumento do tônus. Ainda há muita coisa para se estudar... entretanto, estudando eu vi que esse aumento local pode ser sim aumento do tônus, não patológico. Com relação à tixotropia está certo que o tecido muscular aumenta sua viscosidade em virtude de mecanismos neurais, bioquímios e biomecânicos. A tixotropia vem sido discutida por vários autores em virtude de uma atuação em nível protéico.
Acredito que possamos continuar essa discussão e sugiro que possamos estar baseado nesses trabalhos abaixo citados... vamos começar uma discussão legal??? Eu apoio... vamos estipular um dia para discutir isso na próxima semana:
http://jap.physiology.org/content/99/5/1922.full
http://ep.physoc.org/content/75/2/223.full.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2134856/
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CEIQFjAC&url=http%3A%2F%2Fuu.diva-portal.org%2Fsmash%2Fget%2Fdiva2%3A166390%2FFULLTEXT01&ei=3GiPT4bnCYnq9ATnqrXtAw&usg=AFQjCNHMRxrRB02GLeeKijfri9qI39lHXQ

Qualquer dificuldade em baixar algum desses artigos é só falar....
Excelente questionamento!!!!
Aproveito para deixar um abraço a vc e pra Ana!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem   Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos