Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SÍNDROME DO ESPAÇO QUADRILÁTERO

Ir para baixo

22042012

Mensagem 

SÍNDROME DO ESPAÇO QUADRILÁTERO Empty SÍNDROME DO ESPAÇO QUADRILÁTERO




Olá amigos,

Esta semana fui surpreendido por um caso relativamente pouco frequente. Um paciente de 36 anos, cirurgião plástico com queixa de diminuição de força para abdução do ombro direito. O paciente percebeu que há aproximadamente 2 semanas começou a ter dificuldade para os movimentos de abdução e rotação externa do ombro. Foi atendido por um médico cirurgião, especialista em ombro, após o exame físico e análise dos exames complementares (RMN) fez o diagnóstico de síndrome do espaço quadrilátero.

Esta síndrome foi descrita em 1983 e seus relatos na literatura são raros sendo praticamente exclusiva de atletas arremessadores (baseball principalmente). O espaço quadrilátero é o compartimento anatômica formado inferiormente pelo redondo maior, a cabeça longa do triceps medialmente, o redondo menor posteriormente, o subescapular anteriormente e o colo cirúrgico do úmero lateralmente. A síndrome do espaço quadrilátero é um síndrome de compressão neurovascular do úmero posterior sobre a artéria circunflexa e/ou nervo axilar ou um de seus ramos principais.

O encarceramento do nervo axilar que ocorre na síndrome do espaço quadrilátero é mais comumente associado com fratura do úmero ou luxação. A fisiopatologia ainda permanece obscura. Alguns acreditam que a principal característica é o aprisionamento neurológico, enquanto outros sugerem que a oclusão vascular é dominante. A compressão pode ser estática ou dinâmica e afeta principalmente jovens adultos ativos. O diagnóstico diferencial inclui síndrome do desfiladeiro torácico, dor referida de estruturas da coluna cervical, síndrome do manguito rotador e a síndrome do impacto.

Quadrilateral space syndrome physical examination diagnostic summary
• Point tenderness to the quadrilateral space
• Poorly localised shoulder pain and/or parathesias radiating non-dermatomally to the lateral shoulder and arm
• Forced abduction and external rotation aggravate the symptoms
• Deltoid and teres minor weakness with possible atrophy
• Intermittent claudication symptoms

(Chautems RC, Glauser T, Waeber-Fey MC, et al. Quadrilateral space syndrome: case report and review of the literature. Ann Vasc Surg 2000;14:673–6)
(Francel TJ, Dellon AL, Campbell JN. Quadrilateral space syndrome: diagnosis and operative decompression technique. Plast Reconstr Surg1991;87:911–16)

A causa mais comum pode estar relacionada quando o feixe neurovascular é comprimido por bandas fibróticas no espaço quadrilátero, por hipertrofia dos limites musculares ou por uma combinação dessas.

Segundo a literatura, o tratamento fisioterapêutico deve incluir massagem transversa e liberação de partes moles para os músculos do espaço quadrilátero, a mobilização do úmero, estendendo-se em adução horizontal e rotação interna e o fortalecimento do manguito rotador e deltóide.

(Hammer w I. Functional soft tissue examination and treatment by manual methods. 2nd ed. Gaithersburg, MD: Aspen Publishers Inc, 1999:119)

(Perlmutter GS, Apruzzese W. Axillary nerve injuries in contact sports: recommendations for treatment and rehabilitation. Sports Med1998;26:351–61)

(Steinmann SP, Moran EA. Axillary nerve injury: diagnosis and treatment. J Am Acad Orthop Surg2001;9:328–35)

Felipe Reis
Felipe Reis
Admin

Mensagens : 105
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 46
Localização : Rio de Janeiro

http://www.fisiofuncional.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos